Daniela Brasil (Bauhaus-Universität Weimar) artista e curadora
independente. Trabalha com intervenções urbanas e vive em trânsito
entre Brasil, Alemanha e Portugal. http://www.danielabrasil.net
Eliana Kuster: videasta e professora de estética e história da arte, trabalha em pesquisas
sobre a relação entre o cinema e a vida social urbana, tema sobre o qual tem
vários artigos publicados e vídeos produzidos.
Fabiana Dultra Britto (PPGDança/UFBA) : Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Dança da UFBA. Crítica de dança associada à APCA, foi colaboradora das revistas Reportagem (SP) e Palavra (BH). É curadora independente em dança. Foi orientadora e performer de projetos de investigação coreográfica. Criou e coordenou o projeto mapeamento da dança contemporânea realizado pelo Rumos Dança-2000 do Itaú Cultural e organizou o livro resultante: "Cartografia da Dança".
Glória Ferreira (PPGAV/UFRJ) : Doutora em História da Arte pela Universidade de Paris I. Crítica de arte e curadora independente, professora aposentada da Escola de Belas Artes/UFRJ. Com publicações em diversas revistas nacionais e internacionais, é co-editora da revista Arte & Ensaios e dirige a Coleção Arte + (Jorge Zahar Editor). Entre outras publicações, destacam-se Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira,2005, e a coorganização das coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, 1997 e Escritos de Artistas anos 60/70, 2006.
Guilherme Bueno (EAVPL- RJ) : Doutor em Artes Visuais pela UFRJ, historiador e crítico de arte, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, é membro da equipe editorial da revista Arte & Ensaios. Com artigos e ensaios publicados em variadas revistas, livros e catálogos, é autor de A Teoria como Projeto - Argan, Greenberg, Hitchcock (Jorge Zahar, 2007), do catálogo Mapa do agora (Instituto Tomie Ohtake, 2002) e co-autor do CD-Rom Cronologia da arte brasileira (Funarte, 2005).
Luis Antônio Baptista (PPG-Psicologia/UFF) : Doutor em psicologia social pela USP (pós-doutorado na SSMI e USS – Itália), professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em subjetividade política, exclusão social, experiência urbana e subjetividade. Entre suas diversas publicações estão os livros: A Cidade dos Sábios. Reflexões sobre a dinâmica social nas grandes cidades (Summus Editorial, 1999), A Fábrica de Interiores (Eduff, 2000) e Dialética dos movimentos sociais no Brasil: por que a reforma psiquiátrica? (Encarte, 2004)
Margareth da Silva Pereira (PROURB/UFRJ) : Doutora em História pela EHESS - Paris (pós-doutorado no IUP, Paris, e no CUH, Leicester), pesquisadora CNPq. É professora do PROURB/UFRJ e autora de livros, capitulos de livros, artigos e exposições nas área dos estudos culturais, principalmente nos campos da arte, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. Vem se dedicando também a analise dos discursos historiográficos (sobre e no) campo brasileiro nestas áreas. Organizadora dos livros : Urbanismo em questão: ensino, teorias e práticas (PROURB, 2003), Os Correios e Telégrafos no Brasil (MSP/ ECT, 1999), Le Corbusier e o Brasil (TESSELA/PROJETO, 1987).
Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/UFBA e PPGAV/UFBA) : Doutora em História da Arte pela Universidade de Paris 1 (pós-doutorado no LAIOS/CNRS e LAA/EAPLV - França) é professora e vice-coordenadora do PPG-AU/FAUFBA e professora colaboradora do PPGAV/UFBA, pesquisadora CNPq. Publicou os livros: Les favelas de Rio (l'Harmattan, 2001); Estética da Ginga (Casa da Palavra, 2001); Esthétique des favelas (l'Harmattan, 2003); Maré, vida na favela (Casa da Palavra, 2002); Apologia da Deriva (Casa da Palavra, 2003), Corps et Décors urbains (l'Harmattan, 2006), e Corpos e cenários urbanos (Edufba, 2006).
Regina Helena Alves da Silva (PPGHIS e PPGCOM/UFMG) : Doutora em História Social pela USP, é professora nos programas de pós-graduação em História e Comunicação Social da UFMG, pesquisadora CNPq. Tem experiência na área de História Social da Cultura e de Comunicação e Culturas contemporâneas, entre várias publicações estão os livros: Imagens do Brasil: modos de ver, modos de conviver (Autêntica, 2002), Album de Bello Horizonte (Autêntica, 2002), O Legislativo e a Cidade: domínios de construção do espaço público (Camara Municipal de Belo Horizonte, 1998), Cenas de um Belo Horizonte (Prefeitura de Belo Horizonte, 1994).
Robert Moses Pechman (IPPUR/UFRJ) : Doutor em História pela UNICAMP (pós-doutorado na EHESS-Paris), professor do Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional/UFRJ, onde trabalha com a linha de pesquisa em Cultura e Cidade. Pesquisador Faperj. Autor de inúmeros artigos sobre cidade, sociabilidade e cultura. Entre outras publicações estão os livros: Cidades estreitamente vigiadas (Casa da Palavra), Estado, Povo e Nação. Gênese do urbanismo no Brasil, Olhares sobre a cidade (EdUFRJ).
Ronald Duarte (coletivo Imaginário Periférico/Rio de Janeiro) : artista plástico, performer, membro da equipe editorial da revista Arte/Ensaios. http://www.corocoletivo.org/imaginarioperif/index.htm