vol.1
n. 04_Corpografias Urbanas 
vol.1
n. 05 _ modos de subjetivação na cidade
 
vol.1
n.4 _ corpografias urbanas  
 
vol.1
n. 3 _ cidade como campo ampliado da arte 
 
vol.1
n. 02 _ cidades imateriais  
 
vol.1
n. 01 _ paisagens do corpo   
   
 

Intervenção do Leitor ::
Campo Variando de 1 a 1000 – ações Pescar e Desenhar

Por Mauricio Leonard(1)

As ações Pescar e Desenhar se integram ao projeto coreográfico “Campo variando de 1 a 1000”, desenvolvido em parceria por Mauricio Leonard, arquiteto e artista e Thiago Costa, geógrafo e artista da dança. Nessa pesquisa os performers propõem ações para paisagens específicas que partem da relação com dispositivos coreográficos para  descanso e abrigo de seus corpos.

No contexto desse projeto surgiram as ações Pescar e Desenhar:  realizadas em cinco diferentes localidades brasileiras (Belo Horizonte, Camaçari, Barra Grande, Fortaleza e Recife) pelo arquiteto Mauricio Leonard, entre agosto e outubro de 2007. Em seu conjunto, essas ações criaram uma cartografia afetiva destes locais; inscrevendo no/com o corpo sensações, movimentos e repousos.

A ação pescar, realizada em ecossistemas marinhos, permite contatos com a fluidez e temporalidade do mar. Os movimentos corporais do performer são relacionados com o contínuo fluxo e refluxo das ondas criando reverberações e expansões de sua veste e afetando sensorialmente o seu corpo. O corpo relacionado ao lugar expande-se pela paisagem e instiga a uma compreensão corpo-ambiente.

A ação desenhar, é uma intervenção em jardins e paisagens urbanas, pesquisando esses ambientes como abrigo e descanso para os corpos. Dialoga com os desenhos urbanísticos e paisagísticos construídos ou naturais propondo uma malha têxtil e maleável como extensão de entorno corporal.

Outras ações que desenvolvem essas pesquisas podem ser acompanhadas no blog: www.aranzeldededos.blogspot.com.

Os dispositivos coreográficos conformados como vestimentas e nomeados como “Arquiteturas Dérmicas” abrigam-se no trabalho dissertativo “Veredas: O corpo habitante da Paisagem Artística”, desenvolvido por Mauricio Leonard no Núcleo de Pós Graduação da Escola de Arquitetura da UFMG sob orientação de Stephane Huchet, dissertação concluída no primeiro semestre de 2008.

BARRAGRANDE – BA 2007 Ação Pescar / fotos: Thiago Costa

CAMAÇARI – BA 2007 Ação Desenhar / fotos: Thiago Costa

BELO HORIZONTE – MG 2007 Ação Desenhar / fotos: Thiago Costa

RECIFE – PE 2007 Ação Pescar / fotos: Leda Santos

[Mauricio Leonard] Arquiteto e artista do corpo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da UFMG, tendo concluído essa formação no primeiro semestre de 2008. Tem seu interesse voltado para interfaces entre as artes do corpo e arquitetura onde desenvolve a pesquisa "Arquiteturas Dérmicas". Nesse campo de estudos desenvolve abrigos-vestimentas para o corpo que criam  mediações entre os ambientes e seus contextos específicos.
Tem formação em dança contemporânea e artes circenses. Participou de eventos como Rumos de Dança Itaú Cultural, Atelier du Monde ( Montpellier Danse), Bienal Sesc de Dança (Santos_SP).
Atua também como artista visual expondo seus trabalhos em algumas exposições como Control_C Control_V (Sesc Pompéia - SP), Ponto de fuga – Área Livre ( Memorial da América Latina), Corrosão (Muna – Uberlândia) e Escala 1/1 ( Palácio das Artes – MG).