vol.1
n. 05_ modos de subjetivação na cidade 
vol.1
n. 05 _ modos de subjetivação na cidade
 
vol.1
n.4 _ corpografias urbanas  
 
vol.1
n. 3 _ cidade como campo ampliado da arte 
 
vol.1
n. 02 _ cidades imateriais  
 
vol.1
n. 01 _ paisagens do corpo   
   
 

Dez dias de cidade e cultura em Salvador

por cacá fonseca

Entre os dias 22 e 31 de outubro será realizado em Salvador a primeira edição do projeto Dez dias de cidade e cultura  coordenado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB. Trata-se de uma iniciativa que pretende  “a cada ano abordar um assunto ou temática diferente, com dez dias de atividades artístico-culturais e de formação. A idéia é criar a cada ano um calendário temático com atividades, workshops, eventos e discussões sobre um tema específico. Mais do que isso. O desafio é ampliar o conceito de cultura e entender sua articulação com outros campos do conhecimento.”


A  ampliação do entendimento do conceito de cultura supõe a interlocução de diferentes campo do conhecimento , já que esta permeia toda e qualquer ação no mundo.  Nesta edição, os  campos  da arquitetura e do urbanismo, das artes visuais, do cinema e da dança serão acionados enquanto engendramentos cujas  singularidades  de  discursos e práticas são incessantemente tencionadas pelas ambigüidades suscitadas na articulação entre cultura, arte e cidade, temática central do evento.

A concepção e o conjunto de atividades previstas para os  Dez dias de cidade e cultura  podem ser apreendidos  como uma possibilidade de potencializar modos de subjetivação na cidade pautados sobre referenciais  que povoam universos sociais, culturais, políticos, artísticos  de viés questionador acerca da cidade e os processo culturais aí engajados.  Modos de subjetivação desencadeados em diferentes espacialidades espraiadas pela cidade de Salvador, como a Universidade Federal da Bahia,  bairros como Plataforma,  Brotas, Garcia, Ribeira, Pelourinho,  a Biblioteca dos Barris, o Elevador Lacerda, o Terreiro de Jesus, a Praça da Sé, o Mercado Modelo, a Feria de São Joaquim, a Av. Contorno, Sete de Setembro e Carlos Gomes, além de uma espacialidade móvel, os ônibus coletivos que circulam na região metropolitana de Salvador. 

A abertura do evento será no MAM, dia 22 de outubro, com  uma conferência de Nelson Brissac sobre o tema “Cidade e Cultura”. Ainda na biblioteca,  entre os dias 23 a 30 de outubro  acontecerá a 1ª Mostra  audiovisual do urbano -  A cidade e suas paisagens intraordinárias,  realizada pela Diretoria de Artes Visuais e Multimeios – DIMAS e com curadoria da arquiteta-urbanista Silvana Olivieri.

Durante todo o mês de outubro os ônibus irão circular com a exposição de fotografias de crianças e jovens de Salvador e das cidades de Vitória da Conquista, Capela, Pintadas e Riachão, participantes de oficinas de fotografia com técnica pin-hole (foto com lata). Trata-se da Exposição itinerante denominada de “Minha cidade”, arte em busdoor, cujas  fotografias também serão expostas na Galeria do ICEIA, com abertura dia 24/10, permanecendo até 14/11.

Outro conjunto de atividades,  que  compreende o Seminário Corpocidade: debates em estética urbana 1; as Intervenções urbanas decorrentes da articulação do seminário e o workshop Corpo, Cultura e Cidade, tem como eixo  a interlocução entre os Programas de Pós- Graduação em Dança e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.  O seminário Corpocidade é um encontro teórico-artístico que propõe uma discussão acerca das noções de corpo, arte, políticas culturais e cidade com a participação de artista e professores de áreas  diversas, entre elas,  artes visuais, dança, arquitetura - urbanismo, psicologia, história e comunicação e acontecerá. Suas atividades acontecerão entre os dias 27 e 31 de outubro, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

Neste agrupamento de ações,  encontram-se 12 trabalhos artísticos na forma de intervenções urbanas que serão efetivados  em diversos  espaços públicos  de Salvador de 25 de outubro a 02 de novembro. Estas proposições levantam questionamentos correlatos às discussões do seminário, e compõem o próprio repertório de discussão que ali se pretende provocar, portanto configuram também uma possibilidade de problematizar corpocidade e seus desdobramentos.

E, ainda relacionado a ambas, no dia 25 de outubro acontecerá o workshop Corpo, Cultura e Cidade, em dois espaços culturais da FUNCEB em Salvador: no Centro Cultural Plataforma, no bairro subúrbio ferroviário, e no Cine-Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas. Esta atividade envolve pesquisadores do programa de pós-graduação em Urbanismo  e em Dança da UFBA;  pesquisadores  da BAUHAUS Universität (Weimar/Alemanha), cujo enfoque é  Arte Pública, que participarão do  Seminário CorpoCidade e os moradores destes bairros e freqüentadores dos espaços em questão.

A mobilização produzida em torno da temática cultura, arte e cidade, a partir do projeto Dez dias de cidade e cultura  prenuncia uma estimulante vivência na cidade de Salvador. Percorrer suas ruas e transitar entre estas espacialidades nestes Dez dias aponta para possibilidades iminentes de esbarrarmos com reflexões e ações artísticas cujas proposições permeiam uma série de campos  que  a instância da cultura incita no seu potente engajamento no mundo; e cujas linguagens revelam a multiplicidade de  produções e significações deste mundo,  processos  absolutamente indissociáveis da experiência citadina.